Pesquisa do instituto Datafolha publicada neste sábado (21) pelos jornais Zero Hora e Folha de S.Paulo mostra José Fortunati (PDT) na liderança da disputa pela prefeitura de Porto Alegre. De acordo com o instituto, se a eleição fosse hoje, Fortunati teria 38% dos votos na pesquisa estimulada, seguido por Manuela D’Ávila (PCdoB), com 30%. A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de julho, entrevistou 829 eleitores e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário estimulado, Fortunati e Manuela são seguidos por Adão Villaverde (PT), com 3% das intenções de voto; Roberto Robaina (PSOL), com 2%; e Jocelin Azambuja (PSL), com 1%. Wambert Di Lorenzo (PSDB) e Érico Corrêa (PSTU) são mencionados por menos de 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 10% e outros 15% disseram não saber em quem votar no próximo dia 7 de outubro.
Os melhores índices de José Fortunati estão na faixa acima dos 60 anos, onde alcança 52% da preferência. Manuela, por sua vez, tem maior aceitação entre os jovens de 16 a 34 anos, onde obtém 38% de intenções de voto. Fortunati é mais apoiado entre os eleitores com Ensino Superior (45%), enquanto Manuela tem maior aceitação na faixa do Ensino Fundamental (37%). A diferença por renda familiar também é visível: o atual prefeito se destaca com 56% entre eleitores que vivem com mais de 10 salários mínimos, enquanto a candidata comunista atinge seu melhor índice entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (37%).
De acordo com o Datafolha, Adão Villaverde alcança melhor percentual entre eleitores com Ensino Superior (6%) e renda de cinco a dez mínimos (4%). Seu partido, o PT, conta com a preferência da maioria dos entrevistados, com 20% de menções. Roberto Robaina (PSOL), por seu turno, atinge índice superior à média (4%) entre os eleitores de 16 a 24 anos.
FONTE: Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Manda teu choro aqui!