segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mercado Público nunca teve PPCI

O comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, Adriano Krukoski, afirmou que o Mercado Público nunca teve Plano de Prevenção Contra Incêndio. Segundo o tenente-coronel, o órgão advertiu a prefeitura em 2007, mas nada foi apresentado desde então. De acordo com a Brigada Militar, o PPCI é formado pelo Laudo de Proteção contra Incêndio, responsabilidade da prefeitura, e o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, emitido pelos bombeiros.
"Nunca foi apresentado para nós. Existe um convênio entre o munícipio de Porto Alegre e o governo do estado. A parte estrutural do plano é feita pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Já a operacional de combate de incêndio e abandono é pelos bombeiros. Eles já tinham aprovado o Laudo de Proteção, mas isso precisa ser entregue para os bombeiros para emitir o PPCI", explicou sobre a confusão dos documentos. A lei que exige o Plano é de 1997.
José Fortunati fala sobre incêndio no Mercado Público de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)José Fortunati admitiu que PPCI estava vencido
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Em entrevista coletiva neste domingo (7), o prefeito José Fortunati disse que o PPCI estava vencido. "O PPCI estava vencido, mas estávamos tomando providências, tanto que o laudo já estava aprovado. Todos os hidrantes estavam funcionando, não faltou água, algumas mangueiras inclusive não suportaram a pressão, o volume de água. Todos os extintores, todo o sistema estava pronto, faltava o encaminhamento para o Corpo de Bombeiros, que era uma nova fase", explicou o prefeito.
Krukoski enfatiza, no entanto, que apenas o Laudo não é suficiente. Segundo ele, o Mercado Público nunca teve o Plano, e os bombeiros não conseguem revisar todos os PPCIs emitidos na cidade. "Em Porto Alegre temos perto de 150 mil edificações. Não tivemos tempo de revisar todas ainda", admitiu Krukoski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manda teu choro aqui!