A onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul nesta semana pode causar a primeira neve do ano no estado. A situação, que já não é tão frequente no estado, pode ficar ainda mais atípica: De acordo com a metereologia, não está descartada neve em Porto Alegre, o que não ocorre desde 2006. Segundo as previsões, pode ocorrer o fenômeno entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (7) na capital gaúcha.
A possibilidade de neve se deve às baixas temperaturas aliadas à umidade que chega do Oceano Atlântico. "Há um ciclone extratropical no mar. Os ventos jogam unidade em direção à costa do Rio Grande do Sul. Mesmo sem chuva constante, a umidade segue alta. Aí acaba surgindo a possibilidade de formação de neve", explicou a meteorologista Olívia Nunes, da Somar.
Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, da Central RBS, as temperaturas na quinta-feira devem oscilar entre 2º C e 12º C na capital gaúcha. Na Serra, os termômetros devem apontar até - 4º C. "Em função do frio intenso junto com a chuva, há chance de queda de neve", diz.

Já Cléo Kuhn tem uma previsão mais abrangente. "Em toda a área da Metade Sul do estado pode nevar. Mas veja bem, é uma possibilidade", ressaltou ao G1 o meteorologista, que também cogita que neve no Planalto Médio.
O Somar apontou também que nos registros meteorológicos constam seis casos de neve em Porto Alegre, nos anos de 1879, 1910, 1984, 1994, 2000 e 2006. Já para sexta-feira (8), a previsão é de geada em parte do estado.
FONTE: G1/RBS
CURTA http://facebook.com/bagualol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Manda teu choro aqui!